
-
Arquitetos: Ian Moore Architects
- Área: 115 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Clinton Weaver
-
Fabricantes: Cult

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto envolveu alterações e adições em uma das seis casas geminadas vitorianas idênticas, que possuem uma escada cruzada entre os dois quartos originais no nível superior. A tipologia da escada cruzada torna mais difícil abrir os dois primeiros cômodos no nível inferior para formar um grande espaço de estar e jantar, então decidiu-se, em vez disso, criar mais espaço de estar em uma nova extensão na parte posterior. A antiga extensão, que continha a cozinha e a lavanderia, apresentava uma conexão ruim com o pátio dos fundos e foi demolida para dar lugar a uma nova extensão, que também incluía um novo quarto no nível superior.





Localizada em uma Área de Conservação do Patrimônio, a prefeitura solicitou que a nova intervenção fosse claramente distinta da casa original. O novo volume foi concebido como uma estrutura leve de dois andares, com estrutura metálica e revestimento em aço, marcada por janelas igualmente em aço — em contraste direto com a alvenaria rebocada da construção existente. As novas aberturas conectam a casa aos pátios lateral e posterior. No pátio lateral, floreiras de alumínio cinza percorrem todo o comprimento, solução adotada devido à fundação de concreto do muro, que inviabiliza qualquer escavação.



No nível superior, o antigo quarto dos fundos foi transformado em dois banheiros, um deles atendendo à suíte principal, que conta com uma claraboia sobre o chuveiro para banhar de luz natural o espaço sem janelas. No nível inferior, a nova extensão recebeu piso de cortiça, escolhido por seu tom visualmente próximo ao do assoalho de madeira original da casa. Na cozinha, os armários em cinza claro harmonizam com as portas de estrutura metálica e apresentam fundo espelhado, refletindo a vegetação do pátio lateral. Azulejos foram aplicados nos banheiros, enquanto peças de granilite também revestem o pátio dos fundos, criando uma continuidade material entre os espaços internos e externos.



















